VÁLVULAS DE SEGURANÇA

Equipamentos do ramo químico, do ramo de energia, alimentos, papel, petróleo, entre tantos outros, são projetadas para trabalhar em condições diferentes de pressão atmosférica. É usual que estes equipamentos tenham um sistema de controle e medição que atuam de forma automática e precisa. Trabalhadores também inspecionam e verificam as condições operacionais destes equipamentos para atuarem caso exista alguma condição anormal de trabalho. Mesmo com este grau de controle acontecem anomalias e a pressão de trabalho do equipamento pode exceder a pressão admissível de projeto. Estas anomalias podem acontecer devido a inúmeros fatores, podemos citar: falha humana, reação química, problemas nos compressores, incêndios.

Neste momento é que entram os dispositivos de alivio de pressão. Na maioria dos casos eles são mecânicos e são acionados apenas pela pressão interna do equipamento em questão. Desta forma aliviam o excesso pressão interna e o equipamento volta à normalidade.

Os principais elementos mecânicos que aliviam a pressão são:

  • Disco de ruptura;

  • Válvulas de alivio de pressão;

  • Dispositivo de pino;

  • Válvulas de segurança.

Em relação as válvulas de segurança, existem diferentes tipos com determinadas características que se ajustam melhor a cada situação. Devido a extensão do conteúdo sobre estes dispositivos. o que podemos citar até agora são informações básicas e conteúdos introdutórios a válvulas de segurança, mas para de fato prosseguirmos focado em construção, dimensionamento e aplicação de válvulas de segurança sugerimos ao leitor estudar as seguintes literaturas acadêmicas:

  • A ASME VIII Divisão 1 em seu parágrafo - UG-125 OVERPRESSURE PROTECTION, cobre requisitos pertinentes a responsabilidades, aplicações, vazões e cálculos de válvulas de segurança.

  • A API-510 e API-520 trazem informações de inspeção, reparo, dimensionamento e seleção e instalação de válvulas de pressão.

  • O livro de engenharia mecânica: Pressure Relief Devices ASME and API Code Simplified escrito pelo PHD. Mohammad A. Malek.

 

 Tudo que envolve válvulas de segurança requer conhecimento técnico; conhecimento sobre cálculos de engenharia, normas, fluido, propriedades corrosivas e conhecimento mecânicos dos arranjos internos de uma válvula de segurança. Desta forma a Metal Cruzado fornece todos estes serviços de engenharia relacionados a válvulas de segurança, trazendo ao cliente seguridade e funcionalidade ao equipamento.