MANÔMETROS

Manômetros são instrumentos capazes de medir e indicar o diferencial de pressão entre a pressão atmosférica e o interior do equipamento em questão. São capazes de medir a pressão em diferentes fluidos, gases ou vapor. São frequentemente utilizados em:

  • Circuitos hidráulicos;

  • Circuitos pneumático;

  • Tanques e vasos de pressão;

  • Maquinas;

  • Tubulações.

Manômetros indicam a pressão em diferentes unidades de medida, cabe ao usuário definir quais são as que melhores se encaixam em seu equipamento, elas podem ser tanto no sistema internacional de medidas como no sistema americano.

Um manômetro muito conhecido e o mais utilizado na indústria metal mecânica é o manômetro de Bourdon. Foi criado por Eugene Bourdon em 1849, na França. Este manômetro possui um tubo metálico enrolado em espiral e fechado em uma das extremidades. Na extremidade livre é colocada em contato com a pressão gerando a tendência desta espiral se desenrolar e movimentar o ponteiro que indica os valores das pressões. Ou em outras palavras a curvatura da espiral se modifica assim indicando a pressão.

Existem outros mecanismos internos que fazem o manômetro funcionar, podemos citar: manômetro de membrana, manômetro com capsula, para pressão absoluta etc. Outro manômetro que se destaca é o manômetro digital, que por sua vez não tem componentes mecânicos que fazem a leitura da pressão, mas sim circuitos eletrônicos

Existem manômetros com enchimento de glicerina. Ela tem a finalidade de reduzir as vibrações internas causadas pela máquina ou equipamento, aumentando a vida útil uma vez que esse líquido diminui o desgaste das peças internas e evita o retorno brusco do ponteiro.

 

A norma ABNT NBR 14105-2003 cobre requisitos de fabricação, classificação, ensaios e utilização de manômetros. Outra fonte importante de leitura seria a normas da Petrobrás N-2688 - Teste de pressão em serviço de vasos de pressão e caldeiras, ela trata de alguns aspectos da seleção correta de manômetro para os testes hidrostáticos. Já a NR-13 traz algumas exigências em relação aos manômetros quando instalados em vasos e caldeiras.

 

A Metal Cruzado confecciona procedimentos para testes hidrostáticos selecionando de forma correta os manômetros para cada situação. Outro trabalho realizado pela empresa é o dimensionamento de equipamentos que envolvam pressão interna como reservatório de ar comprimido e vasos de pressão em geral.