TANQUES INDUSTRIAIS PARA ARMAZENAMENTO
Com base nesta pergunta, a Metal Cruzado engenharia oferece ao leitor um breve artigo técnico sobre as principais características envolvendo os tanques industriais para armazenamento. Os tanques de armazenamento são frequentemente estudados na área de engenharia mecânica. Portanto, o seu projeto, inspeção e acompanhamento necessitam várias particularidades, cabe ao engenheiro mecânico, ou equipe de engenheiros, ter o conhecimento necessário para desenvolver este tipo de equipamento.
O que são tanques de armazenamento?
Tanques de armazenamento, como o próprio nome diz, são equipamentos para armazenar, e geralmente trabalham com baixas pressões. Os tanques de armazenamento podem ser construídos para diversas finalidades, sua capacidade e o tipo de fluido varia conforme a necessidade do processo. O que distingue um tanque do outro é justamente as características de funcionamento, para cada tipo diferente de tanque existem normas estabelecidas por associações competentes, por exemplo, no Brasil a norma técnica que rege este tipo de equipamento é a ABNT. A quantidade de normas é vasta e, algumas vezes, cada detalhe do tanque pode ser controlado por uma norma derivada. Por exemplo, o dimensionamento de um tanque com baixa pressão segue a norma API 620, mas as válvulas de alívio de pressão, instaladas neste mesmo tanque seguem a norma API 520, e assim por diante.
Em relação aos tipos de tanques, iniciamos com os tanques aéreos que são instalados acima do nível do solo, os quais se dividem em dois grupos:
Tanque aéreo vertical: São tanques instalados na posição vertical, geralmente possuem pés de sustentação, saias, ou ainda são apoiados diretamente no solo.
Tanque aéreo horizontal: São tanques instalados na posição horizontal, possuem berços de sustentação, sejam eles metálicos ou de concreto.
Também existem os Tanques subterrâneos jaquetados ou apenas TSJ. As diretrizes normativas deste tanque são estabelecidas pela NBR 16161. São tanques instalados abaixo do nível do solo e possuem uma camada externa complementar ao aço que é uma camada de resina com fibra de vidro, cuja qual tem a finalidade de conter vazamentos caso haja falhas no tanque de aço. Esta resina também pode ser chamada simplesmente de jaqueta. Estes tanques em específico armazenam combustíveis como diesel, gasolina ou álcool e são utilizados pelos postos de combustível para abastecimento dos automóveis.
Tanques de ARLA 32: São tanques para armazenamento de ARLA 32. O ARLA 32 é um fluido transparente não explosivo e não inflamável de manuseio seguro que é usado diretamente nos escapamentos dos caminhões a diesel. Esse fluido age de forma a reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio presentes nos gases de escape, porém, como é a base de ureia, é altamente corrosivo, por isso seus tanques de armazenamento possuem características singulares. As normas que regem este produto são: NBR 16406 e ISO 22241.
Tanques de grande capacidade: Estes tanques, como o próprio nome sugere, são tanques que possuem capacidade de armazenar grande quantidade volumétrica de fluido, acima de 100 mil litros até 10 milhões de litros ou ainda mais. Eles são regidos pela norma nacional NBR 7821, e/ou pelas normas internacionais API 650, API 620, NFPA 22, DIN 6608, entre outras. Cada uma destas normas cobre algum tipo de requisito, seja ele instalação, projeto ou até mesmo acessórios destinados ao tanque.
Tanques para combustível de aviação: Estes tanques são destinados ao armazenamento de combustível para abastecimento de aviões e possuem características próprias que são em favor da qualidade e segurança do armazenamento. A sua instalação é aérea na posição horizontal. A literatura que trata destes tanques é conhecida no Brasil como NBR 15216.
Tanques tipo taça: Estes tanques possuem o formato de uma taça com uma coluna de sustentação no centro que eleva o tanque a grandes alturas e, com isso, obter pressão de coluna de água. Esta coluna pode ser seca, ou seja, não ter fluido no seu interior, ou pode ser coluna cheia, possuindo fluido em seu interior. Estes tanques geralmente são utilizados por bombeiros, hospitais, edifícios ou centros que necessitem de reserva de água e pressão. Mesmo assim, o cliente pode instalar bombas no pé da coluna para enviar água com mais vazão e pressão que se obteria apenas pela gravidade. Seu funcionamento não é limitado por esta bomba, pois os tanques tipo taça são utilizados também em emergências onde há falta de energia elétrica, onde seu projeto permite, ainda assim, disponibilidade de água.
Veja nosso portfólio: lá você vai encontrar diversos tipos de tanques de armazenamento, concluídos pela Metal Cruzado. Caso houver dúvidas sobre este tipo de equipamento, nossos engenheiros estão de prontidão para lhe atender.
Se você necessita de serviços de engenharia mecânica, ou possui dúvidas técnicas, nossa equipe está pronta para lhe atender. Entre em contato conosco, se preferir podemos agendar uma reunião gratuita para avaliação de sua necessidade.