TANQUES DE ARMAZENAMENTO

O que são tanques de armazenamento?

Para que servem os tanques de armazenamento?

Com base nestas duas perguntas a Metal Cruzado oferece ao leitor um breve artigo sobre os principais tipos de tanques encontrados na área de engenharia mecânica,  equipamento cujo qual é a nossa especialidade em projetar, inspecionar e acompanhar, mesmo sendo o tanque novo ou usado.

Tanques de armazenamento, como o próprio nome diz, são equipamentos para armazenar. Podem ser de qualquer capacidade, podem armazenar qualquer fluido e trabalhar em qualquer pressão. O que distingue um tanque do outro é justamente as características de funcionamento e para cada tipo diferente de tanque existem normas estabelecidas por associações competentes, por exemplo no Brasil a ABNT. A quantidade de norma é vasta, e as vezes cada detalhe do tanque tem uma norma derivada, por exemplo o dimensionamento de um tanque com baixa pressão segue a norma API-620, mas as válvulas de alivio de pressão que são instaladas neste tanque seguem a norma API-520, e assim por diante.

Falando dos tipos de tanques, iniciamos com os tanques aéreos que são instalados acima do nível do solo, os quais se dividem em dois tipos:

Tanque aéreo vertical: São tanques instalados na posição vertical, geralmente possuem pés de sustentação, saias, ou ainda são apoiados diretamente no solo.

Tanque aéreo horizontal: São tanques instalados na posição horizontal, possuem berços de sustentação sejam eles metálicos ou de concreto.

Também existem os Tanques Subterrâneos Jaquetados ou apenas TSJ. As diretrizes normativas deste tanque são estabelecidas pela NBR 16161. São tanques instalados abaixo do nível do solo e possuem uma camada externa complementar ao aço que é uma camada de resina com fibra de vidro, cuja qual tem a finalidade de conter vazamentos caso haja falhas no tanque de aço. Esta resina também pode ser chamada simplesmente de jaqueta. Estes tanques em especifico armazenam combustíveis como diesel, gasolina ou álcool e são utilizados pelos postos de combustível para abastecimento dos automóveis.

Tanques de ARLA 32: São tanques para armazenamento de ARLA 32. O ARLA 32 é um fluido transparente não explosivo e não inflamável de manuseio seguro que é usado diretamente nos escapamentos dos caminhões a diesel. Esse fluido age de forma a reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio presentes nos gases de escape, porém, como é à base de ureia, é altamente corrosivo, por isso seus tanques de armazenamento possuem características singulares. As normas que regem este produto são: NBR 16406 e ISO 22241.

Tanques de grande capacidade: Estes tanques, como o próprio nome sugere, são tanques que possuem capacidade de armazenar grande quantidade volumétrica de fluido, acima de 100 mil litros até 10 milhões de litros ou ainda mais. Eles são regidos pela norma nacional NBR-7821, e/ou pelas normas internacionais API-650, API-620 NFPA-22 DIN 6608 entre outras. Cada uma destas normas cobre algum tipo de requisito, seja ele instalação, projeto ou até mesmo acessórios destinados ao tanque.

Tanques de aviação: Estes tanques são destinados ao armazenamento de combustível para abastecimento de aviões e possuem características próprias que são em favor da qualidade e segurança do armazenamento. A sua instalação é aérea na posição horizontal. A literatura que trata destes tanques é conhecida no Brasil como NBR 15216.

nbr bacia de contenção, nbr tanques de armazenamento, dimensionamento de tanques cilindricos

Tanques tipo taça: Estes tanques possuem o formato de uma taça com uma coluna de sustentação no centro que eleva o tanque a grandes alturas e, com isso, obter pressão de coluna de água. Esta coluna pode ser seca, ou seja, não ter fluido no seu interior, ou pode ser coluna cheia, possuindo fluido em seu interior. Estes tanques geralmente são utilizados por bombeiros, hospitais, edifícios, ou centros que necessitem de reserva de água e pressão. Mesmo assim, o cliente pode instalar bombas no pé da coluna para enviar água com mais vazão e pressão que se obteria apenas pela gravidade. Seu funcionamento não é limitado por esta bomba, pois os tanques tipo taça são utilizados também em emergências onde há falta de energia elétrica. Seu projeto permite ainda assim disponibilidade de água.

 

Visite a galeria de nosso site: Lá você vai encontrar diversos tipos de tanques concluídos pela Metal Cruzado.