VASOS DE PRESSÃO
Definição de vaso de pressão:
O vaso de pressão é um equipamento utilizado para armazenar fluidos sob pressão. A energia armazenada em seu interior na maioria das vezes é alta. Em certos casos, fluidos tóxicos estão contidos e ampliam o potencial de risco. Para se ter noção, existem fórmulas matemáticas que convertem a energia potencial de um vaso de pressão em toneladas de dinamite.
Para garantir a segurança em vasos de pressão, é imprescindível seguir normas técnicas. No Brasil (e na América), duas normas são as mais comuns: a norma ASME VIII e a norma regulamentadora NR-13. Existem outras normas para vasos de pressão, como a norma alemã AD Merkblatt e a europeia EN 13445. Estes códigos fornecem regras para o projeto de engenharia mecânica, fabricação e inspeção de vasos de pressão.
A norma mais empregada no Brasil é a ASME VIII D1; ela possui um conteúdo de 502 parágrafos, 780 páginas e mais de 100 anos fornecendo edições atualizadas. Além disso, a norma ASME VIII divisão 1 chama outros 10 livros para complementar o seu escopo. Com estes números é fácil perceber que os requisitos, envolvendo o projeto de vasos de pressão, são altos.
Tipos de Vasos de Pressão e Materiais Empregados
Para ser categorizado como “vaso de pressão” o equipamento deve atender a alguns requisitos. Esses requisitos encontram-se no parágrafo 13.2 da norma regulamentadora NR-13, e também no parágrafo U-1 da norma ASME VIII Divisão 1. Entre os tipos mais comuns de vasos de pressão, estão os vasos de armazenamento, vasos de processo, reatores químicos e vasos de vácuo.
Os vasos podem ter diferentes geometrias, com diferentes tipos de tampos, ou fechamentos. Os vasos de pressão mais comuns são os de geometria circular. No entanto, o apêndice 13 da norma ASME VIII Divisão 1 traz regras para vasos com seções não circulares.
A escolha dos materiais utilizados na construção é crucial e deve considerar a compatibilidade química com os fluidos, resistência à corrosão e a altas pressões. Materiais como aço carbono, aço inoxidável e ligas de níquel são frequentemente empregados, garantindo resistência mecânica adequada aos requisitos do projeto. A literatura correta para atribuição do material é o código ASME II. Os engenheiros que selecionam o material também devem ficar atentos às temperaturas de trabalho, pois influenciam diretamente na escolha.
Cálculos de Vasos de Pressão
Os cálculos de engenharia aplicados em vasos de pressão são realizados para garantir que o vaso seja capaz de suportar as condições operacionais, evitando falhas estruturais, vazamentos ou rupturas que possam representar riscos à segurança. Eles determinam a espessura das paredes do vaso, e servem também para obter a máxima pressão de trabalho, mais conhecida como PMTA. Todos os cálculos devem ser metodicamente reunidos e sequenciados para formar o memorial de cálculo. E este, por sua vez, compõe o prontuário do vaso. Devido ao grande número de verificações, e devido a extensão da norma, fica muito difícil realizar estes cálculos manualmente, então é necessário recorrer a softwares de cálculo de vaso de pressão específicos.
Excelência em Projetos de Vasos de Pressão
A Metal Cruzado é referência no mercado de projetos de vasos de pressão, oferecendo soluções personalizadas. Nossos projetos mecânicos são desenvolvidos conforme as normas técnicas citadas acima (a ASME VIII e a NR-13), garantindo a segurança em vasos de pressão. Conte com um especialista em vasos de pressão para fornecer soluções que atendam aos mais altos padrões de qualidade e desempenho. Caso houver dúvida, entre em contato conosco, teremos o prazer em atendê-lo.
Se você necessita de serviços de engenharia mecânica, ou possui dúvidas técnicas, nossa equipe está pronta para lhe atender. Entre em contato conosco, se preferir podemos agendar uma reunião gratuita para avaliação de sua necessidade.