TANQUES NBR 15461

Trata-se de uma norma para construção e instalação de tanques aéreos para armazenamento de fluidos inflamáveis com material de aço carbono. A ABNT NBR-15461 tem como escopo principal a construção de tanques estacionários de aço carbono com pressão atmosférica destinado ao armazenamento de líquidos que não ultrapassem a densidade de 110 % da água nem o volume de 190 mil litros.

 

Estes tanques, por possuírem baixa capacidade volumétrica (comparado com os tanques API), são fabricados inteiramente na fábrica e transportados prontos até o cliente. O material permitido para a construção destes tanques é o ASTM A-36 ou ASTM A-283 Grau C ou D.

 

As espessuras de projeto são definidas nas tabelas A-10, A-12 e A-16, porém outras tabelas estão disponíveis para consulta.

 

Os tanques para armazenamento possuem bocas de visita, que são entradas para o interior do tanque em possíveis manutenções ou inspeções, que também são padronizadas pela norma.

 

Caso houver falha nos tanques de armazenamento a norma NBR-15461 em seu anexo C prevê diques de contenção metálicos que, em outras palavras, são bacias metálicas para contenção de possíveis vazamentos. Em alguns casos estes diques são construídos de alvenaria, permitido por outras normas como a NBR-17505.

A Metal Cruzado projeta e desenvolve tanques para armazenamento conforme a norma NBR-15461. Emitimos ART, desenhos mecânicos, cálculos e toda documentação necessária. Somos um escritório de engenharia capacitado em projetos especiais. Entre em contato conosco.