TANQUES TIPO TAÇA

O tanque tipo taça é uma estrutura vertical para armazenagem de líquidos (muitas vezes, água potável) constituído por um tanque sustentado por uma única coluna, também conhecido como reservatório tipo taça.

 

Quanto maior a elevação desta coluna, maior será a pressão de água exercida pelo reservatório. São comumente fabricados em aço carbono, e com o interior revestido com uma camada de tinta epóxi quando utilizado para armazenar água potável, garantindo a qualidade da mesma.

Existem dois principais tipos de reservatórios tipo taça: coluna seca e coluna cheia.

O tanque do tipo coluna cheia tem um melhor custo-benefício considerando volume de armazenamento, pois a coluna de sustentação é também utilizada para comportar água ocasionando em uma maior capacidade. É melhor aproveitado quando cheio.

O tanque do tipo coluna seca não possui água em sua coluna, e essa servindo somente para sustentação da taça. Sua vantagem é possuir energia potencial para o uso em situações de emergência com pressão suficiente em casos onde não há energia elétrica. A pressão manométrica independe do nível do reservatório, pois a coluna garante à taça uma altura mínima. A coluna cheia por sua vez necessita de um controle de nível mais rigoroso a fim de manter a pressão de água desejada.

Abaixo ilustramos um projeto de tanque tipo taça projetado por nossa equipe:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caso houver dúvidas neste tipo de produto, a Metal Cruzado é uma empresa de projetos de engenharia mecânica, e teremos a satisfação de atender. Terceirizamos serviços de engenharia e projetos conforme a necessidade do cliente.