TANQUES DE ARMAZENAMENTO API 650

A norma API-650 define em seu escopo que o fundo do tanque deve estar totalmente apoiado na base. Sua temperatura máxima de projeto deve ser menor que 93 graus Celsius. A norma é focada em tanques industriais com segurança adequada e economia suficiente para viabilizar o equipamento. Nestes tanques podem ser armazenados produtos de petróleo e seus derivados. Segundo seu escopo, também podem ser armazenados outros tipos de líquidos.

São tanques de armazenamento de fluidos que seguem a norma de construção API-650. Estes tanques são para condições nas quais o cliente precisa de capacidade para estocar grandes volumes.

 

A norma API-650 tem como escopo os mínimos requerimentos para material, projeto, fabricação, içamento e inspeção de tanques cilíndricos verticais aéreos soldados.

Estes tanques podem ser eles tanto de teto aberto ou teto fechado, podem possuir vários tamanhos e capacidades, porém sua pressão interna deve se aproximar da pressão atmosférica. Em outras palavras, a pressão interna nunca pode exceder a força peso do teto do tanque, ou ainda não pode exceder 17,2 kPa, qual for menor. Pressões maiores são permitidas, porém os requisitos do parágrafo 1.1.13 devem ser observados.

É possível a execução do projeto tanto em unidades internacionais S.I ou em unidades americanas. Existem 26 anexos a serem seguidos que devem ser optados pelo engenheiro dependendo da característica de cada equipamento.

Por exemplo, se houver incidência de ventos no corpo do tanque, o engenheiro mecânico deverá utilizar o anexo V que cobre cálculos de engenharia para tanques sobre pressões externas.

Sobre o dimensionamento das espessuras dos anéis de costado existem o "método de 1 pé" que faz cálculos em uma região fixa do anel do costado (300 mm acima da junta circunferência do anel). Pesquisas mostraram que esta região é a mais tensionada, por isso a origem deste método. Ele é permitido no corpo básico da norma assim como no anexo A.

Existe o método do ponto variável a fim de calcular espessuras de costado que resultarão em tensões circunferenciais mais próximas da tensão de projeto do que as tensões resultantes calculadas pelo método desta norma básica. O método do ponto variável não é permitido em todos os anexos.

O dimensionamento dos tetos depende da forma geométrica do mesmo, sendo ele cônico, em domo, suportado, auto portante, com gomos etc. Quem trata deste item é o parágrafo 5.10 da API-650.

 

É possível descrever cada parágrafo e cada peculiaridade da norma API-650. No entanto a Metal Cruzado possui experiência e conhecimento completo envolvendo esta e outras normas de tanques, realizando projetos especiais adequados ao perfil do cliente. Caso houver dúvida, entre em contato conosco, teremos o prazer em atendê-lo.