VASOS PARA OXIGÊNIO

O oxigênio é incolor, inodoro e insípido, cuja concentração no ar é de cerca de 21% e é fundamental para a vida do ser humano. O oxigênio apresenta oxidação e reatividade alta, comportando-se de modo diferente do ar comprimido, nitrogênio e outros gases inertes.

 

O uso do oxigênio está presente em muitos lugares na indústria nos processos de soldagem, processos de corte de aço, nos hospitais para auxilio de dificuldades respiratórias, em câmaras hiperbáricas como tratamento medicinal, conservação de alimentos e fábricas de produtos químicos.  Para existir possibilidade de uso é necessário armazenar o oxigênio em reservatórios de pressão para oxigênio.

 

Apesar de todas estas utilidades para o ser humano, o oxigênio também pode ser perigoso, principalmente quando armazenado em altas pressões. As principais causas de acidente envolvendo o oxigênio são basicamente: enriquecimento do ar com oxigênio, uso de materiais incompatíveis, uso de equipamentos que foram projetados para ar comprimido.

 

INCOMPATIBILIDADE DE MATERIAIS:

 

A escolha do material que pode ser utilizado em contato com o oxigênio as vezes parece contra intuitiva, ela deve ser baseada em materiais que já foram testados e aprovados para tal uso. Escolhas sem base técnica podem resultar em perigos graves e iminentes como explosões e incêndios, O uso de materiais ou componentes substitutos, que parecem ser semelhantes, mas não se provaram ser compatíveis, é extremamente perigoso e pode causar acidentes.

 

Existem vários tipos de borrachas e elastômeros, porém a maioria não é compatível, então quando forem substituídos juntas ou gaxetas é necessário contar com conhecimentos de engenharia para fazer tal manutenção. As mangueiras que fazem a transferência deste gás também devem ser escolhidas criteriosamente e devem respeitar as normas vigentes para tal finalidade.

 

Da mesma forma que as juntas, muitos materiais metálicos não são adequados para o oxigênio. O grande vilão dos acidentes são os lubrificantes, que como regra geral não devem ser utilizados. Nem mesmo as mãos do operador ou vestimentas devem estar sujas de óleo ou graxa no momento da manipulação do oxigênio.

 

Os reservatórios pressurizados de oxigênio fornecidos pela Metal Cruzado são projetados de forma adequada, acompanham todas as documentações necessárias e ainda podem ser customizados com bocais e dimensões conforme a necessidade do cliente.