VASOS PARA NITROGÊNIO

O nitrogênio é um elemento químico não-metálico. Ele está presente em 78% da atmosfera terrestre em volume. É comumente armazenado em reservatórios para utilização em indústrias químicas, manufatureira, hospitalar e utilizado também em tratamentos térmicos e processos criogênicos. 

O nitrogênio é um gás inodoro, incolor, insípido e não tóxico, porém apesar destas boas características ele traz riscos sérios, tratando-se de armazenamentos em vasos de pressão devido a suas peculiaridades químicas e físicas, com visto na tabela de dados técnicos abaixo:

Desta forma o engenheiro responsável pelos vasos de pressão que armazenam nitrogênio deve ficar atento à compatibilidade de materiais de construção e deve ser criterioso em estabelecer corretamente as pressões e temperaturas de projeto, pois a curva de pressão de vapor do nitrogênio é um item relevante. Isso reflete diretamente nas pressões de abertura das válvulas de segurança, (Item fundamental em qualquer reservatório pressurizado, confira mais sobre válvulas de segurança).

Caso houver vazamento, mesmo não sendo tóxico o nitrogênio pode ser asfixiante. Se entrar em contato com a pele, devido a sua baixíssima temperatura de estabilidade, ele pode causar queimaduras criogênicas e vesiculação grave.

 

De todas as formas, o conhecimento técnico para projeto e manipulação devem estar nas mãos de equipe treinada, qualificada e experiente!

A Metal Cruzado é uma empresa que projeta e fornece vasos de pressão para nitrogênio com os mais altos padrões de qualidade de acordo com a NR-13 e ASME VIII D.1