VASOS PARA AR COMPRIMIDO

Vasos de pressão para ar comprimido geralmente são fabricados na cor azul devido às recomendações da NBR-6493 que regulamenta as cores de tubulação. A NR-26 também exerce papel importante neste sistema de cores.

A principal função destes vasos são armazenar o ar de forma comprimida, podendo ser utilizado nos processos da indústria, hospitalar, química, etc.

Um uso comum é por exemplo armazenar ar para amenizar os picos de consumo da rede de ar, ou até mesmo é utilizado nos bicos de ar para procedimentos de limpeza.

Este reservatório também chamado de "pulmão" exerce um papel fundamental para o funcionamento dos compressores que trabalham de forma menos cíclica, evitando desgastes prematuros, aquecimentos, etc. Quando os pulmões estão cheios eles são capazes de fornecer ar para a rede de forma contínua e sem oscilações.

Estes vasos também seguem os códigos, testes e documentações descritos na página "vasos de pressão", mas um item importante a ser ressaltado a você, cliente e/ou leitor, é que o parágrafo UG-16(b)(4) da norma ASME VIII diz que: a mínima espessura das partes pressurizadas usada em serviço com ar comprimido deve ser 2,5 mm livres de corrosão. Por isso é necessário tomar cuidado para não adquirir ou até mesmo operar com vasos que não atendam este requisito.

A Metal Cruzado é uma empresa de projetos especializada, possui capacidade técnica e engenharia capacitada para fornecer vasos que atendam os códigos de projeto com segurança e baixo custo ao cliente, além de realizar inspeções periódicas a um preço competitivo. Caso existirem dúvidas a respeito do código ou pertinentes a estes equipamentos, por favor entre em contato conosco.