LUVAS

As luvas são utilizadas em tubos e mangueiras para fazer união de pontas roscadas. Os materiais das luvas podem ser de aço carbono, aço inox e aço forjado.

As luvas seguem uma padronização e  atendem as normas ASTM, ANSI, MSS e DIN. A norma mais utilizada em território nacional é a norma ANSI B16.5. ela fornece diretrizes de: Classe de pressão e temperatura, tolerâncias de fabricação, métodos de teste entre outros itens.

São normalmente utilizadas em tubulações que contenham fluidos, gases ou vapores, como por exemplo: Condução de combustível, condução de nitrogênio, e vapores de água.

Abaixo podemos ver uma tabela extraída da norma ANSI B16.5. Esta tabela relaciona o material, temperatura, pressão e classe de resistência. Para o engenheiro mecânico, esta informação é a primeira a ser definida, para posteriormente seguir com as demais verificações, veja a tabela abaixo:

O engenheiro mecânico tem um papel fundamental no projeto das luvas, pois deve ser selecionado de forma correta todos itens que impactam no correto funcionamento da máquina ou obra.

 

A Metal Cruzado utiliza luvas de forma rotineira em seus projetos e tem capacidade técnica para calcular e desenvolver de forma correta quando se trata deste tipo de equipamento.